Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :
2 de setembro de 2021

Assessoria para cidadania italiana: por que vale a pena contratar?

Assessoria para cidadania italiana é um serviço realizado por profissionais que oferecem apoio nos passos que compõem o reconhecimento da cidadania. Ela proporciona o conforto e segurança necessários para o sucesso do processo, independente do formato escolhido pelo cliente.

Tenho direito à cidadania italiana, e agora?”. Essa pergunta é muito comum entre os descendentes de italianos que buscam o reconhecimento pela sua cidadania. Afinal, além de burocrático, o processo possui diferentes formatos e leis que fazem com que alguns casos sejam mais complicados que outros. 

Além disso, muitos descendentes sofrem com a dificuldade para localizar documentos e a falta de um ponto de contato ou representante do processo na Itália.

Se você tem pouco tempo, não tem ajuda ou experiência, contratar uma assessoria para  o reconhecimento da cidadania italiana pode ser uma boa opção. Afinal, o sucesso do seu processo depende de vários fatores técnicos que somente alguém com muita experiência consegue oferecer.

Neste artigo, além de esclarecer quais são as responsabilidades da assessoria, também vou abordar os principais benefícios oferecidos por esse serviço. 

Quem tem direito à cidadania italiana?

O que é a assessoria para cidadania italiana?

É importante lembrar que cada empresa de assessoria para cidadania italiana possui suas próprias características e modo de trabalhar. Por isso, neste artigo vou usar o exemplo de como realizamos as coisas na Simonato

Atualmente, somos a única empresa no Brasil que realiza todos os passos do processo de reconhecimento, sem terceirizações. Ou seja, contamos com profissionais experientes, prontos para auxiliar você desde a fase da montagem da pasta até sua apresentação.

Além disso, nossa equipe acompanha os passos de 2 dos formatos de processo para reconhecimento da cidadania italiana:

  • o processo por via administrativa, que é quando você vai até a Itália.
  • o processo por via judicial, que é quando a pessoa não tem disponibilidade de  ir para a Itália e precisa fazer a sua cidadania através do Tribunal de Roma.

O que a assessoria para cidadania italiana faz?

Para entender o que a assessoria para cidadania italiana faz, é importante conhecer um pouquinho sobre o processo de reconhecimento. De acordo com as leis da Itália, a transmissão do direito à cidadania italiana se dá através da relação de sangue.

Então,  se você possui um parente italiano, tem o direito de sangue. E, portanto, pode ser reconhecido como um cidadão italiano.

Para dar início a esse processo, no entanto, você precisa das certidões (em formato inteiro teor digitado) de nascimento, matrimônio e óbito que liguem você ao seu antenato italiano.

Algumas famílias têm costume de guardar esses documentos, ou possuem alguns registros que  ajudam o requerente a realizar essa parte do processo sozinho. Mas se esse não é o seu caso, não se preocupe!

Um dos serviços realizados pela Simonato é a Pesquisa Genealógica. Ela permite que você mapeie sua árvore genealógica para localizar o parente italiano. E, a partir dali, realizar a busca pelos documentos necessários.

Já tenho todos os documentos necessários. Como a assessoria pode me ajudar nesse caso?

Agora que você já tem todos os documentos, chegou a hora da análise! Eu costumo dizer que a análise dos documentos é o coração do processo. Porque o sucesso do reconhecimento da cidadania italiana depende da qualidade dos documentos apresentados.

“Como assim, Lilian?”. É muito comum ver nos documentos muitas divergências na grafia de nomes (principalmente os estrangeiros), datas e até locais. Além de questões que o olho de um leigo não detecta.

Pode até parecer apenas um detalhe, isso faz toda a diferença no resultado final do seu reconhecimento.

Nesse sentido, análise de documentos permite que você identifique e retifique qualquer detalhe que possa colocar em risco o êxito do seu caso.

Depois da análise dos documentos você vai precisar:

  • da retificação dos documentos;
  • da averbação e emissão dos novos documentos retificados;
  • tradução dos documentos (realizada por um tradutor juramentado);
  • apostilamento de acordo com a convenção de haia;

Uma vez concluídos esses passos você tem a sua pasta pronta para o pedido de reconhecimento, seja ele administrativo ou judicial.

banner depoimento de clientes para assessoria do reconhecimento de cidadania italiana

Como a Cidadania Italiana Simonato pode me ajudar?

Fazemos todos os passos do processo de reconhecimento da cidadania italiana, até a sua pasta ficar pronta. A partir disso, a Simonato realiza o seu processo na Itália, ou por via judicial.

Vamos recapitular um pouquinho? Como mencionei anteriormente, no processo administrativo você vem para a Itália. Nesses casos, você é assessorado por mim.  E eu e a minha equipe cuidamos desde a sua hospedagem até dos trâmites legais que fazem parte do processo.

Se você não pode vir à Itália, ou não têm tanta pressa e prefere fazer via Tribunal de Roma, a gente faz o seu processo. Uma vez com a sua pasta pronta, em mãos, sob o comando da Simonato e nossos advogados parceiros, entramos com a ação judicial, estando sempre à frente do seu processo e assessorando você com tudo o que precisar.

Além disso, a Simonato conta com equipes fixas no Brasil e na Itália. Desta forma, a empresa possui Partita Iva na Itália e CNPJ no Brasil. Nossos contratos têm validade jurídica internacional, oferecendo total segurança para você contratar os nossos serviços.

Há mais de 5 anos no mercado, nossa equipe já concluiu mais de 600 processos de cidadania italiana, temos em média 750 processos em andamento, mais de 35 profissionais envolvidos e 3 sedes em diferentes países (Brasil, Itália e EUA).

Clique aqui para solicitar um orçamento personalizado!

 

   

Leia também