Além disso, cole esse código imediatamente após a tag de abertura :
13 de agosto de 2021

Cidadania italiana na Itália: entenda porque esse processo é seguro

O reconhecimento da cidadania italiana na Itália se dá através do processo administrativo. Esse formato é completamente seguro desde que feito com o auxílio de uma empresa que conheça a prática e saiba cuidar do seu processo.

Seja pelo sonho de conhecer a terra natal dos familiares, ou pela praticidade e rapidez dos trâmites burocráticos, o processo administrativo é o sonho de muitos que desejam obter a cidadania italiana na Itália.

Ainda assim, não é pequeno o número de descendentes que têm receio de optar por este formato. Seja por falta de conhecimento do processo, por não falar italiano ou por não conhecer profissionais experientes para oferecer apoio quando chega a hora de embarcar para a Itália. 

Por isso, reuni aqui as dúvidas mais frequentes para ajudar você a entender como esse processo funciona e porque ele é seguro!

Quem tem direito à cidadania italiana?

Cidadania Italiana por processo administrativo

O processo de cidadania italiana via administrativa pode ser realizado tanto através do Consulado da Itália no Brasil, quanto por um Comune na Itália. No entanto, se você tem pressa, a melhor opção sempre vai ser através de um Comune.

Isso porque as filas para esse processo nos Consulados localizados no Brasil são gigantes. Alguns casos resultam em uma espera de mais de 15 anos!

Sendo assim, brasileiros que podem optar pela via administrativa acabam preferindo fazer o processo em um Comune. O que fez com que esse formato ficasse famoso é o fato de que o solicitante deve morar na Itália para realizá-lo.

Como é feito o processo de cidadania italiana via administrativa?

O primeiro passo é escolher uma empresa para prestar assessoria no reconhecimento da cidadania italiana. Ela vai ajudar você a dar o pontapé inicial nas atividades relacionadas à montagem da pasta. O que inclui localizar as certidões de nascimento, casamento e óbito em inteiro teor digitado da sua linha de descendência, sempre em linha reta.

Em seguida, você deve submeter seus documentos para análise. Nessa etapa um profissional vai estudar todos os documentos para averiguar a legitimidade da linha (se existe algum impedimento) e quais retificações serão necessárias. Eu costumo dizer que esta parte é o coração do processo. Afinal, chegar na Itália com todos os documentos em ordem é o primeiro passo para garantir o sucesso do seu caso.

Depois da análise, vem a hora de solicitar as retificações. Uma vez com eles em mãos, um tradutor juramentado deve traduzir tudo para o Italiano. Assim, em seguida, basta apostilar toda a sua documentação segundo a convenção de Haia. 

Se você optou por uma assessoria, provavelmente vai fazer o seu reconhecimento nas cidades onde essa assessoria trabalha. Agora se escolheu fazer tudo sozinho vai precisar decidir em qual cidade deseja fazer o seu reconhecimento.

No entanto, é interessante levar em conta que você terá que morar no exterior. Isso porque um dos pré-requisitos para o processo na Itália é o registro de residência. Através do qual os requerentes devem viajar à Itália para a inspeção do vigile urbano para comprovar residência no país.

5 Comunes que não recomendo para o reconhecimento da cidadania Italiana

Cidadania Italiana na Itália com a Simonato

Sabemos que o reconhecimento da cidadania italiana é um sonho que requer certo investimento. Por isso, fazemos questão de realizar nossos serviços com equipe própria, deixando tudo sempre às claras. Não é à toa que ganhamos o apelido de assessoria que faz tudo preto no braco.

Ao contratar a Simonato você pode optar por fazer todos os passos do processo conosco, ou apenas aquelas em que precisa de ajuda. Nossos contratos são claros e nossa equipe faz questão de esclarecer o que cada pacote oferece.

Lilian, mas eu não falo italiano, como posso fazer o meu processo na Itália?”. Se essa é uma preocupação sua, pode riscá-la da lista. Toda a nossa equipe vai cuidar das atividades relacionadas ao caso e vai passar todas as orientações necessárias para que o idioma não seja uma barreira.

Além disso, oferecemos acomodações nas localizações atendidas pelos melhores Comunes. Mais um conforto e praticidade para que você realize esse sonho sem enfrentar dores de cabeça.

Outra vantagem oferecida para os clientes que fecham contrato com a Cidadania Italiana Simonato é um número de WhatsApp exclusivo. Uma forma que encontramos para agilizar a comunicação e facilitar as atualizações sobre os casos.

depoimento de cliente cidadania italiana simonato

Cidadania Italiana na Itália: Posso voltar para o Brasil durante o processo?

Cidadania italiana sem ir para a Itália: processo judicial

   

Leia também