Buscar
  • Lilian Duarte Ferro

Árvore genealógica italiana: 5 dicas para montar a sua

Através da árvore genealógica italiana fica fácil traçar um fio que liga você aos seus antepassados, algo fundamental para comprovar o direito ao reconhecimento da cidadania italiana. Afinal, ela serve como um registro do seu direito de sangue.


Todos os dias, recebemos muitos contatos de pessoas que acreditam ser descendentes de italianos. Mas, por diversas circunstâncias, alguns não têm certeza ou não sabem como provar esse direito. Você se encaixa em um desses casos?


Para esclarecer a dúvida, hoje vou te apresentar uma ferramenta super útil: a árvore genealógica italiana.


O que é uma árvore genealógica italiana?

Não precisa se preocupar. Apesar do nome, a árvore genealógica italiana é a árvore genealógica comum, focada apenas nos parentes que têm alguma relação com a sua cidadania italiana.


Não está familiarizado com o termo? Eu explico! Genealogia é a ciência responsável por estudar a origem de um indivíduo ou de sua família. Ou seja, através dela é possível resgatar e mapear a sua história familiar.


Sendo assim, a árvore genealógica é uma das ferramentas mais populares da genealogia. Ela é amplamente utilizada porque consegue reunir informações de forma prática e fácil de compreender.


Bom, agora que você já sabe o que é a árvore genealógica, tenho certeza de que entendeu porque ela pode te ajudar tanto no processo de reconhecimento da cidadania italiana, né?


Afinal, através dela, fica muito mais fácil organizar informações como nascimento, casamento e óbito de antepassados, facilitando assim a localização de documentos e a comprovação de suas alegações.


Leia também: Quem tem direito à cidadania italiana?


Como montar a sua árvore genealógica italiana


1. Liste os nomes que devem entrar na sua árvore genealógica italiana

Primeiro, identifique a qual lado da sua família pertence seu antenato italiano. Vamos supor, por exemplo, que a sua ascendência italiana vem do seu bisavô por parte de pai. Comece pelo seu nome, passe pelo dos seus pais, seus avós paternos, chegando por último no seu bisavô.


2. Defina as informações que você precisa

De acordo com a lei italiana, a cidadania se transmite por sangue. Logo, para provar o seu direito ao reconhecimento, você precisa de documentos que registrem esse laço sanguíneo.

Por isso, sua árvore genealógica italiana precisa conter as seguintes informações:

  • Nome completo;

  • Data de nascimento;

  • Data de casamento (quando houver);

  • Data de óbito (quando houver).


O gap geracional pode dificultar muito a localização da papelada, mas isso não significa que seja impossível encontrá-la. Basta ter paciência e organização.


Aqui, a minha dica é começar de trás para frente. Reúna primeiro todos os seus documentos e peça a emissão deles no formato 'inteiro teor' (que possui todos os dados constantes no livro em que foi feito o registro).


Em seguida, passe para os seus pais, depois seus avós e assim por diante até chegar no antenato italiano.

Leia também: Cidadania italiana documentos: Quais são necessários? Saiba já!


3. Converse com parentes sobre seus antepassados

Montar a sua árvore genealógica italiana fica muito mais fácil quando você conta com a ajuda de parentes. Marque uma visita aos seus tios, primos e avós que conhecem mais sobre a história da família e investigue a sua ligação.


No meu caso, contar com a ajuda da minha tia foi fundamental para o processo de cidadania. Então, se você tem essa vantagem, não fique com preguiça! Reserve algumas horas para revirar baús antigos e remontar o seu histórico familiar.


Tenho certeza de que vai ser de grande ajuda!


Cidadania italiana: como saber se você é descendente?


4. Complete sua árvore genealógica italiana

Depois de reunir todos esses dados vem a parte fácil: organizá-los na árvore genealógica.


Cidadania Italiana: Como encontrar o seu ancestral Italiano?

Está enfrentando dificuldades na busca pelos documentos do seu antenato italiano? Confira aqui as dicas que separei para você.




Sites para utilizar na sua pesquisa genealógica

Antes de investir em um profissional, nós aconselhamos que você faça o que estiver ao seu alcance para avançar na pesquisa genealógica. Isso porque, em alguns casos, algumas buscas online bastam para localizar as informações necessárias, eliminando um gasto da sua lista.


Confira aqui alguns dos sites que eu recomendo para meus clientes:


My Heritage

My Heritage é uma plataforma de genealogia online que permite que os usuários montem suas árvores genealógicas. Dentre as várias funções disponíveis você pode adicionar e visualizar fotos, além de pesquisar 9 bilhões de registros históricos globais, entre outras funções.


Family search

O FamilySearch é uma organização sem fins lucrativos e um site que oferece registros genealógicos.


Arquivos e registros de imigrantes

O registro de entrada e saída de imigrantes é feito há muito tempo. E todos ficam armazenados nos arquivos do estado por onde a pessoa chegou no Brasil.

Clicando aqui você consegue acessar uma lista de links dos mais importantes como, por exemplo, o Museu do Imigrante e Arquivos de Imigrantes em São Paulo.


Reunimos os principais sites neste link aqui. Clique e confira mais opções para investigar a chegada de seus antepassados no Brasil.



Não consigo montar a minha árvore genealógica italiana, e agora?

Bom, se você já esgotou todas as suas possibilidades, chegou o momento de contratar ajuda profissional. Na Cidadania Italiana Simonato contamos com o apoio de profissionais especializados na busca de documentos.


Além disso, todas as nossas buscas são feitas no formato apostilado, entregando a você um documento válido para ser usado nas retificações necessárias do processo.


Vamos começar o processo de busca pelos seus documentos? Clique aqui e converse comigo pelo WhatsApp.



25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1.png