Buscar
  • Lilian Duarte Ferro

Certidão de nascimento ou batismo? Saiba os critérios e datas para Cidadania Italiana


Uma dúvida muito comum sobre o processo de cidadania italiana diz respeito ao tipo de certidão do antenato, ou seja, da forma de comprovação dessa descendência. Muitas pessoas questionam se a certidão de nascimento é a única forma ou se a de batismo pode também ser aceita.


Essa é uma questão muito simples de ser explicada. Trabalhamos com todo o processo de forma corretíssima e dentro da lei italiana, que deixa muito clara a forma que isso pode ser identificado.

Certidão de nascimento ou batismo?


Com a certidão de nascimento, não tem erro. No entanto, o que muitas vezes acontece, é o caso da pessoa apenas encontrar o documento religioso, ou seja, a certidão de batismo. E para isso ser aceito, você precisa ficar atento para o ano em que o registro civil foi estabelecido na região de origem da sua certidão. Caso o registro já tenha sido implantado no ano de nascimento do seu antenato, a única solução é ter a certidão de nascimento.


Caso o seu antenato tenha nascido antes dessa implantação, ai sim, você poderá apresentar a certidão de batismo sem ter problemas. Fique atento para os anos de implantação:


Lombardia - 1866

Veneto - 1871

Trentino - 1921 a 1924

Emilia Romana - 1852

Centro da Itália (Toscana, Umbria, Lácio e Abbruzzo e Marche) - 1860 a 1865

*exceção de Parma - 1808

Sul da Itália (Puglia, Basilicata, Calabria, Campania) - 1809 a 1815

*Exceção da Sicilia - 1820



587 visualizações1 comentário