Buscar
  • Lilian Duarte Ferro

Cidadania Italiana 2019: Confira todos os detalhes e saiba como fazer!

Uma dúvida muito comum que estamos recebendo em 2019 é sobre possíveis mudanças no processo de cidadania italiana. Neste post, ficará claro que o processo administrativo, realizado na Itália, para a cidadania, não teve nenhuma alteração prática e continua tudo absolutamente da mesma forma, portanto fique tranquilo, a cidadania italiana 2019 é possível sim!

É importante entender que as mudanças decorrentes do tão comentado Decreto Salvini, de 2018, foram apenas direcionadas para a naturalização, ou seja, para os processos judiciais, como no caso de algum brasileiro que case com um italiano e deseje fazer a naturalização.

Cidadania italiana 2019: O que é preciso?


Primeiramente é preciso entender o que é um processo de cidadania italiana. Trata-se de um reconhecimento através da descendência direta de uma pessoa natural da Itália. Isso funciona de forma geral, tendo uma exceção específica para os imigrantes do império áustro-húngaro, algo que você pode entender em detalhes (conhecendo as regiões deste império) no nosso post sobre a documentação necessária, em que explicamos:

"Também é importante ficar atento a região de nascimento do seu antenato (parente nascido na Itália), pois ele pode ter nascido no império Austro-Húngaro. A unificação da Itália não foi um processo tão pacífico. Na região norte, que mandou muitos imigrantes para o Brasil, o domínio era do império Austro-Húngaro. Após a unificação da Itália, uma pequena parte não foi anexada, a região chamada de "Itália trentina". Esses territórios apenas foram anexados na Itália após a Primeira Guerra Mundial. Por isso, caso o italiano tenha migrado das atuais províncias de Trento, Bolzano e Gorizia para o Brasil, antes de 1920, sua linha transmissória é invalidada". Confira o post completo clicando aqui!


Quem tem direito a cidadania italiana?


De maneira geral, todo descendente de italiano tem direito ao reconhecimento da cidadania. Existem algumas situações específicas que precisam ser observadas. São elas:

Descendentes de naturais do império Austro-Húngaro (Já explicado acima)

Caso haja mulher na linha de transmissão, ela apenas poderá fazer essa passagem para filhos (as) nascidos após 01/01/1948. Isso ocorre por motivo da mudança do Reino Italiano para a Constituição Republicana, sendo que antes, apenas os homens poderiam transmitir a cidadania.

Para que fique claro, utilizaremos um exemplo.

Digamos que seu trisavô imigrou da Itália. No Brasil, ele casou com uma brasileira e teve uma filha, sua bisavó, fazendo com que a linha fique assim:

Trisavô -> Bisavó

Se o próximo da linha, seja sua avó ou avô, tiver nascido antes de 01/01/1948, você perde o direito e apenas poderá requisitar a cidadania através de um processo judicial na Itália. Desta forma:

Tem direito: Trisavô -> Bisavó -> Avó nascida após 01/01/1948

Não tem direito: Trisavô -> Bisavó -> Avó nascida antes de 01/01/1948

Documentos necessários cidadania italiana 2019


Para mais detalhes, recomendamos o acesso no nosso post específico sobre a documentação necessária. Aqui, resumiremos tudo que será necessário.

Certidão do antepassado italiano: Documento fundamental que vai comprovar o nascimento na Itália do seu antepassado.

CNN: A Certidão Negativa de Naturalização é fundamental para comprovar que o italiano da sua linha não fez a naturalização. Clique aqui para conferir nosso vídeo sobre CNN.

Certidões de nascimento, óbito e casamento: É preciso ter todas as certidões, dos membros da linha familiar, em inteiro teor (um tipo mais completo de certidão) com todos os dados, nomes e pequenas informações extremamente corretas. Em casos em que os cartórios cometeram erros, é necessário fazer retificações.

Caso você precise de qualquer informação sobre a cidadania italiana, entre em contato conosco. Podemos lhe auxiliar em processos pontuais, como a localização e busca do documento do seu antepassado italiano, ou na confecção integral do processo, ou seja, desde todas as avaliações na etapa brasileira até a execução e hospedagem na etapa italiana. Entre em contato conosco:

lilian@cidadaniaitalianasimonato.com.br

Whatsapp: +39 348 376 3550

Telefone: (11) 3804-6072

Links úteis que podem lhe ajudar a conhecer os nossos serviços:

Página de serviços - Com todos os detalhes necessários Depoimentos - Falas sinceras de clientes que realizaram o processo conosco

2,422 visualizações3 comentários