Buscar
  • Lilian Duarte Ferro

Cidadania italiana documentos: Quais são necessários? Saiba já!

Se o seu sonho é obter a cidadania italiana, uma série de documentos são necessários. Hoje falaremos em detalhes sobre tudo que você precisará para fazer a solicitação. Fique atento, pois cada detalhe é importante, tendo em vista que este é um processo extremamente revisado pelos órgãos responsáveis do Governo italiano. Conheça agora os documentos cidadania italiana.


Quem tem direito a cidadania italiana?


O primeiro passo é entender que a Itália ainda utiliza procedimentos considerados "atrasados", principalmente quanto a questão de gênero. Basicamente, todos que forem descendentes de italianos tem direito a cidadania, porém existem alguns excludentes.

O maior deles diz respeito a linha materna. Se existe uma mulher na linha de transmissão, seja em qual nível da linha for, essa mulher apenas poderá transmitir a cidadania para filhos nascidos após 1948. Isso está diretamente ligado com o período anterior, em que a Itália era um reino. Após a Segunda Guerra mundial, isso passou a ser revisto e apenas em 1948 foi estabelecida esta data.



Também é importante ficar atento a região de nascimento do seu antenato (parente nascido na Itália), pois ele pode ter nascido no império Austro-Húngaro. A unificação da Itália não foi um processo tão pacífico. Na região norte, que mandou muitos imigrantes para o Brasil, o domínio era do império Austro-Húngaro. Após a unificação da Itália, uma pequena parte não foi anexada, a região chamada de "Itália trentina". Esses territórios apenas foram anexados na Itália após a Primeira Guerra Mundial. Por isso, caso o italiano tenha migrado das atuais províncias de Trento, Bolzano e Gorizia para o Brasil, antes de 1920, sua linha transmissória é invalidada.


Cidadania italiana documentos


Pois bem, caso você esteja dentro do grupo que tem direito a cidadania italiana, fique atento quanto aos documentos que precisa reunir.


Certidão do antepassado italiano: É preciso localizar a certidão de nascimento ou batismo deste antepassado. Encontrar essa certidão pode ser um tanto quanto complicado, principalmente em termos de informação. Caso você saiba a região de nascimento, fica mais fácil, porém, em alguns casos, a escassez de informações dificulta.


Certidão negativa de naturalização: Esse documento vai garantir que esse imigrante não fez o processo de naturalização no Brasil.


Certidões de nascimento: É preciso ter as certidões de nascimento de todos os antepassados na linha familiar, até o antenato, todas em inteiro teor, que após encontradas, devem ser analisadas (para possíveis retificações), traduzidas para o italiano e apostiladas.


Lembre-se de que todas as certidões devem ser solicitadas em inteiro teor.

Certidões de casamento e óbito: É preciso fazer o mesmo procedimento com as certidões de casamento e óbito, que obrigatoriamente também devem estar adequadas, ou seja, qualquer erro deve ser retificado.


Quanto tempo leva a cidadania italiana no Brasil?


O processo feito no consulado brasileiro pode levar muitos anos, até mais de uma década. Por isso, muitos brasileiros tem procurado a opção de serviços na Itália, em que o tempo médio para a obtenção da cidadania é de três meses.


A Simonato faz todo esse processo e pode lhe auxiliar. Caso tenha interesse, confira nossa lista de serviços e entre em contato.


Cidadania Italiana na Itália


Para fazer o reconhecimento da cidadania italiana direto na Itália, alguns outros processos são necessários. O brasileiro deve ter residência registrada na região do comune, além de diversos outros documentos que comprovem sua moradia e chegada na Itália.


Trata-se de um processo burocrático extremamente delicado. Por isso, recomendamos que procurem uma assessoria adequada para a realização. Entre em contato com a Simonato e faça um orçamento.


Nós podemos lhe auxiliar em todas as etapas, até mesmo encontrando os documentos na fase inicial, fazendo todas as análises de possíveis retificações e orientando os processos adequados para ajuste dos documentos. Fale conosco!


Confira alguns vídeos em que abordamos o tema específico de documentação:





1,655 visualizações