Buscar
  • Lilian Duarte Ferro

Cidadania italiana via administrativa: saiba tudo sobre o procedimento

Diferente do que verificamos no processo judicial, na cidadania italiana via administrativa o processo de reconhecimento envolve apenas procedimentos burocráticos, pois não há um impedimento legal ou necessidade de comprovação em tribunal.


Atualmente, existem 3 formas de garantir o reconhecimento da nacionalidade italiana. E, o que vai definir qual delas é melhor para você são as suas expectativas e particularidades do seu caso. Nesse texto eu vou abordar os principais pontos sobre a cidadania italiana via administrativa para ajudar você a entender:

  • o que é a cidadania italiana via administrativa?

  • quem pode fazer o reconhecimento da cidadania italiana via administrativa?

  • como a pandemia afetou os processos administrativos na Itália?

Então, se você deseja saber mais sobre esse formato de cidadania, seus prazos, vantagens e desvantagens, continue lendo este texto!

O que é a cidadania italiana via administrativa?

O processo de cidadania italiana via administrativa pode ser realizado tanto através do Consulado da Itália no Brasil, quanto por um Comune na Itália. No entanto, é importante ressaltar que as filas para esse processo no Consulado Italiano brasileiro são gigantes. Ou seja, você pode levar décadas para finalmente conseguir colocar as mãos no passaporto rosso.

Por esse motivo, brasileiros que podem optar pela via administrativa acabam preferindo fazer o processo em um Comune, hábito que tornou esse formato famoso por ser aquele em que o solicitante deve morar na Itália para realizá-lo.

Como é feito o processo de cidadania italiana via administrativa?

Montando a pasta de documentos

Primeiramente, você precisa montar o que nós chamamos de pasta. Nela precisam constar os documentos brasileiros e italianos (certidões de nascimento, casamento e óbito) dos envolvidos na linha de transmissão da cidadania italiana.


Por exemplo, se o seu antenato italiano é o seu bisavô, você precisa localizar a certidão de nascimento dele na Itália, depois a certidão de casamento (do local onde foi realizado) e a certidão de óbito (que provavelmente estará no Brasil).


Depois disso você passa pela documentação do seu avô (nascimento, casamento e óbito), passa pelo seu pai ou mãe até chegar em você. Lembrando que todas as certidões devem estar em formato inteiro teor digitado.


Leia também: Árvore genealógica italiana: 5 dicas para montar a sua


Não se esqueça da retificação

Com todos os documentos em mãos é a hora da análise técnica. Nela, um profissional irá avaliar quais serão os pontos relevantes que deverão ser retificados. A análise é o coração do seu processo, pois ela define o sucesso do seu investimento.

Análise feita agora chegou o momento da Retificação, vou explicar melhor:


Bom, quando nossos antepassados chegaram ao Brasil e tiveram que fazer seus documentos brasileiros, se depararam com a primeira barreira: o idioma. Agora imagine um italiano que não sabe falar português tentando falar seu nome para um brasileiro que não sabe falar italiano?


O resultado foi uma série de erros de soletração que, em grande parte dos casos, continuou a se repetir nas gerações seguintes. Por isso que vemos, por exemplo, pessoas de uma mesma família, com o mesmo sobrenome escrito de forma diferente.


Portanto, após a retificação você deve emitir novas certidões com as averbações das retificações.

Tradução e apostilamentos

Certidões retificadas nas mãos, agora é o momento de passar para a fase da tradução e depois o apostilamento. Vale ressaltar que quando falamos em tradução, falamos de sua versão juramentada, feita por um profissional certificado para a tarefa, okay?


Além disso, você deve apostilar seus documentos de acordo com a Convenção de Haia, internacionalizando seus documentos para que eles sejam utilizados nos trâmites italianos.


Arrume as malas!

Agora que a sua documentação está preparada, é hora de arrumar as malas e se preparar para uma temporada deliciosa na Itália. Aproveite esta oportunidade para se reconectar com as suas origens e ver em primeira mão como seus antepassados viviam.

Cheguei na Itália, e agora?

Se você conta com uma boa assessoria, tem a tranquilidade de saber que vai ter uma equipe para te receber e cuidar de detalhes como hospedagem, ponto indispensável para a fixação de residência necessária para a cidadania italiana via administrativa.


Como a pandemia afetou os processos administrativos na Itália?

Não é segredo que a pandemia do coronavírus afetou o mundo como um todo, transformando negócios e instituições públicas. E na Itália não seria diferente.


Por aqui a principal alteração foi nos prazos, afinal, além das instituições públicas estarem funcionando com pessoal reduzido, apenas 1 ou 2 vezes na semana, suas equipes também tiveram as baixas por falecimento; uma vez que a Itália é um país onde a média de idade da população é mais elevada.


O que faz com que um número reduzido de pessoas tenha que realizar o trabalho que antes era feito por muitos. Por isso, agora mais do que nunca, você precisa de paciência e organização.

Como a cidadania Italiana Simonato pode te ajudar?

A equipe da Cidadania Italiana Simonato presta assessoria em todos os processos da cidadania italiana, independentemente do formato escolhido por você.


Na Cidadania Italiana Simonato realizamos:

  • pesquisa genealógica IT/BR;

  • busca dos documentos na Itália;

  • análise de documentos com relatório conclusivo, indicando pontos relevantes a serem retificados;

  • retificações de documentos;

  • traduções juramentadas e apostilamentos de Haia;

  • assessoria completa e hospedagens na Itália;

  • cidadania judicial em casos maternos e paternos.


Com a Simonato você elimina gastos desnecessários e evita erros que podem comprometer o sucesso do seu investimento lhe causando dores de cabeça.


Quer saber mais sobre o processo de reconhecimento da cidadania italiana? Converse comigo. Vou adorar esclarecer suas dúvidas e compartilhar um pouco da minha experiência na área.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-logo-1.png